Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
AMF.png
Foto do escritorAMF

Rolê Cultural: Palacete das Artes

capa rolê cultural

É engraçado como ás vezes nós meio que somos turistas na nossa própria cidade e eu não me salvei desse título. Salvador tem muitos lugares incríveis que eu nem coloquei o pé ainda. O Palacete das Artes foi um desses lugares e o próprio bairro da Graça, o qual eu nunca andei direito. Meu primeiro objetivo em ir lá, além de conhecer o lugar, foi visitar a exposição ''Fartura e Abundância'' em homenagem à Eliana Kertész, mãe das gordinhas de Ondina. E de bônus, eu visitei também a exposição das pinturas de Sérgio Amorim que ainda estão com cheirinho de tinta.

palacete das artes

Obs: eu e minha amiga fomos andando para lá, eu achava que era relativamente perto (ainda acho) e que, por isso, não era necessário pegar ônibus, então nem pesquisei sobre. Nenhuma de nós sabia como chegar lá e fomos olhando o google maps; o passeio foi bem mais legal. Erramos o caminho? Uma vez, mas foi bem tranquilo, engraçado e a conversa rendeu.👍❤


Eu só soube dessa exposição quando cheguei lá, então eu só sabia que era, provavelmente, uma homenagem à Salvador e tal; o resto eu descobri pela internet mesmo. Eu achei incríveis as obras, são enormes e retratam a paisagem soteropolitana de uma forma linda. Fiquei encantada com como a pintura se formava enquanto você olhava e meio que ‘desaparecia’ quando você se aproxima dela; imaginei como teria sido o processo de criação delas, a expectativa para o resultado.

A beleza que as pinturas exalam é de deixar sem palavras. As pinturas são do ano passado e ainda dá para sentir o cheiro da tinta ''nova'', eu não sei descrever muito bem a sensação de tê-las visto de pertinho, mas foi um sentimento muito bom estar lá. É algo muito único, acho que qualquer pessoa daqui, que conhece a cultura e o cotidiano das pessoas vai se encantar com elas.

‘‘A mostra passa por abordagens do cotidiano de Salvador em diálogo entre o mar e as raízes da cidade, além de direcionar para um olhar sensível pelo cenário soteropolitano e suas relações com o recôncavo e com o sertão baiano.’’ (Link)

Tinham várias outras lá, mas só tirei fotos dessas. Vale muito a pena ir lá contempla-las, não só pela sua beleza, mas também por ser uma linda homenagem para a nossa cidade e por ser gratuito. Aproveitem!


Exposição: “ÁGUAS DE SALVADOR E DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS” – SÉRGIO AMORIM

Onde: Palacete das Artes

Endereço: R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA, 40150-060

Quando: de 14 de janeiro a 29 de março de 2020

Horário: Terça a Sexta 13 – 19H | Sábado e Domingo 14 – 18H

Entrada: gratuita


Foto de Eliana Kertész ao lado de suas esculturas

Quem não conhece as gordinhas? Elas são uns dos símbolos de Salvador e marcam sua presença e beleza em Ondina. Antes da exposição eu não sabia que a mãe delas fora Eliana e lá eu conheci um pouco dela e da sua incrível mente artística.


A primeira parte da exposição é uma sala grande repleta de instrumentos que ela usava nas suas criações, diários e anotações, fotos de família, moldes de esculturas, esboços de desenhos e outras coisas que fazem você entrar um pouco na vida pessoal e artística dela. Pela sala existem mini Tvs e caixas de som onde passam ela contando suas inspirações e acontecimentos. Tudo isso ouvindo sua voz e sentindo a presença dela. Nas paredes também tem alguns textos dela falando sobre suas obras, poemas de como ela se sente ao fazer sua artes. Textos profundos e muito bonitos.


Na Segunda parte da exposição, na parte de baixo. tem uma sala enorme com essas duas esculturas gigantescas e maravilhosas. Quando eu entrei lá fiquei surpresa e muito feliz; ela são incríveis. Dá para tirar muitas fotos, tocar nas esculturas e interagir; aposto que as crianças que foram lá amaram.


Além dessas esculturas grandes, nas paredes dessa sala tem textos definindo a arte da Eliana e o seu propósito, frases da mesma apreciando e definindo o seu trabalho. Ainda na segunda parte, porém no andar de cima, foram colocadas diversas esculturas de Eliana de todos os tamanhos possíveis e estilos diferente para o público apreciar. Se eu pudesse, teria uma daquelas na minha casa com certeza! Nessa mesma sala tinham duas telas touch: uma com fotos das esculturas e assim que você clicava apareciam frases relacionadas à escultura; a outra tela exibia, se eu não me engano, palavras soltas e quando você selecionava mostravam vídeos de amigos e familiares falando sobre a artista.



A terceira e, infelizmente, última parte da exposição é uma sala escura onde assa um mini documentário sobre Eliana, com fotos pessoas, depoimentos da família, amigos e conhecidos. Nesse momento deu para concluir, definitivamente, que ela era/é uma pessoa muito querida e que deixa muitas saudades. A exposição é linda e eu fiquei muito feliz de ter aproveitado bastante esse dia.


Exposição: Eliana Kertész - Fartura e Abundância

Onde: Palacete das Artes

Endereço: R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA, 40150-060

Quando: de 14 de janeiro a 8 de março de 2020

Horário: Terça a Sexta 13 – 19H | Sábado e Domingo 14 – 18H

Entrada: gratuita


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page